CULTURALMENTE FALANDO

Concebido para favorecer a inclusão social e escolar de crianças migrantes, descendentes de migrantes e etnias, diminuindo a sua exposição a situações de risco e processos discriminatórios.

cultralmente falando logo_final_v4.png

O PROJETO

O Projeto é dinamizado em contexto escolar e na comunidade, encontrando vias alternativas que serão consideradas de forma a potenciar cada criança individualmente e enquanto elemento integrado num todo, favorecendo a inclusão desde o início da integração escolar, promovendo nos alunos do ensino regular a adoção de um modelo comportamental e reflexivo, um estilo relacional integrado e baseado em normas que potenciem a autonomia, o respeito e uma cidadania plena. 

 

Este projeto com foco na inclusão escolar e social, é um facilitador da adaptação das crianças ao meio envolvente, favorecendo o sucesso escolar, potenciando as crianças para serem os mobilizadores da mudança de mentalidades promovendo o envolvimento cívico. Perspetiva-se uma intervenção articulada entre a escola e a comunidade de valorização de ações que possam contribuir para o eliminar de processos de discriminação, preconceitos e estereótipos. 

2

OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivo dar início a um processo de mudança, favorecendo na criança uma nova forma de ver o mundo, de modo a agir com maior eficácia, ou seja, traduzir o que se aprende em atos. A metodologia a desenvolver promove competências pessoais e sociais que visam potenciar mecanismos que acionem o seu pensamento crítico e possibilitem a oportunidade de fazer escolhas e de adquirir disponibilidade enquanto agentes de mudança favorecendo a igualdade entre géneros e o combate à discriminação. 

 

O Projeto pretende atingir 3 objetivos específicos, nomeadamente desenvolver competências pessoais, sociais e de cidadania, favorecendo a integração e o sucesso em meio escolar; promover a diminuição de estereótipos relacionados com a discriminação racial e étnica, de género e religiosa em crianças, famílias e comunidade, potenciando a consciência e a integração comunitária; desenvolver o diálogo intercultural envolvendo crianças no desenvolvimento de produtos a serem disseminados noutros territórios.  

3

Plano de atividades 2022

Atividades:

  • “Crescer +” – programas de formação em competências pessoais, sociais e de cidadania; 

  • “Ilumin’Arte” – campanhas de sensibilização à comunidade

  • “Investir em ideias” – construção de produtos; ferramentas; conteúdos a serem disseminados.

4

Contactos

Coordenação: Margarida Vieira 

Telemóvel: +351 962 316 725 

E-mail: projeto.culturalmentefalando@gmail.com 

Site: https://culturalmentefalan0.wixsite.com/appacdmsetubal