Sem (In) Diferenças – E8G

“Cada escolha uma oportunidade. Cada queda uma aprendizagem. Cada atitude uma consequência”

Sem (In) Diferenças_logo.jpg

O PROJETO

A ênfase deste projeto é dada à prevenção de situações de exclusão escolar e social, encontrando vias alternativas de comunicação e de interação com novas realidades que ocorrem no espaço escola, família e na comunidade.  

As estratégias implementadas devem ser consideradas de forma a potenciar cada participante individualmente e enquanto elemento integrado num todo, favorecendo a inclusão desde o início da integração escolar, potenciando a adoção de um modelo comportamental e reflexivo, um estilo relacional integrado e baseado em normas que potenciem a autonomia, o respeito e uma cidadania plena. 

Os participantes do projeto são crianças e jovens entre os 6 e os 25 anos, que se encontram numa situação mais vulnerável e em maior risco de exclusão social.   
Apresentam vulnerabilidades que por diversas razões, condicionam as aprendizagens escolares formais e informais, tecnológicas, assim como uma plena integração social e futuramente profissional.

2

OBJETIVOS

  • Diminuir a exposição de crianças e jovens a situações de risco e a processos discriminatórios, promovendo a inclusão social; 

  • Envolver anualmente crianças, jovens e famílias em atividades facilitadoras de integração escolar e de literacia digital, favorecendo o sucesso e a redução do absentismo e do abandono;  

  • Desenvolver competências na área das TIC; 

  • Promover a progressão escolar; 

  • Desenvolver competências para o diálogo intercultural e igualdade de género; 

  • Desenvolver competências artísticas/culturais e desportivas; 

  • Desenvolver competências de cidadania e saúde de qualidade.  

3

CONTACTOS

Coordenação: Susana Marcelino

 

Rua da Figueira Grande, Bela Vista  

Telemóvel: +351 914 166 410 

E-mail: sem.indiferencas.e8g@appacdmsetubal.pt