Residências
Autónomas
As Residências Autónomas consistem numa resposta residencial centrada no processo de autonomia e capacitação de pessoas com alterações na personalidade - borderline ou com deficiência intelectual ligeira, de idade igual ou superior a 16 anos.
Neste contexto residencial focamo-nos na capacitação técnica e comportamental, um processo que passa pela assimilação de novos conhecimentos, planificação, execução, autocontrolo, resiliência. Através desta orientação, atenta às necessidades específicas de cada residente, somos facilitadores de uma inclusão social plena e da melhoria da qualidade de vida dos nossos beneficiários.
1
RESIDÊNCIA AUTÓNOMA 1
A Residência Autónoma 1, implementada em Maio de 2008, visa acolher pessoas com deficiências e incapacidades, que, mediante apoio, possuam capacidade de viver autonomamente, sendo, para tal, trabalhadas algumas competências pessoais e sociais, com vista a uma melhor integração na sociedade. Tem capacidade para cinco utentes, funciona em regime misto e procura dar resposta a jovens e adultos que tenham idade superior a 16 anos e frequentem estruturas de ensino, programas ou formação profissional na APPACDM de Setúbal.
Carateriza-se por ser um apartamento, enquadrado na comunidade, que pretende criar condições de normalização das suas rotinas e vivências através da realização de tarefas que assegurem a aquisição e o desenvolvimento de competências no que respeita à autonomia na alimentação, higiene/cuidado pessoal, organização da vida diária e gestão da economia doméstica. Procura ainda a promoção de comportamentos de cooperação, solidariedade e respeito pelo outro, criando uma rede de suporte no processo de autonomia e de inserção social e familiar.
Todas as atividades são supervisionadas por Ajudantes de Acção Directa, que orientam os clientes na realização das tarefas e no processo de autonomia. A equipa conta ainda com a presença de Coordenação Técnica e Terapeuta Ocupacional.
2
RESIDÊNCIA AUTÓNOMA 2
A Residência Autónoma 2 da APPACDM de Setúbal, enquadrada no despacho normativo 28/2006, foi inaugurada a 27 de setembro de 2013.
Consiste numa resposta residencial centrada no desenvolvimento de competências pessoais e sociais da nossa população alvo, assumindo como principal objetivo a sua autonomia.
Destinatários:
Pessoas com alterações na personalidade – borderline ou com deficiência intelectual ligeira, de idade igual ou superior a 16 anos que frequentem estruturas de ensino, programas de formação profissional ou CACI.
A lotação é de 5 clientes de sexo feminino.
Objetivos:
Pretende-se promover condições de vida e de ocupação que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida adequadas às necessidades específicas dos seus destinatários; assegurar condições de estabilidade dos mesmos, reforçando a sua capacidade autónoma para a organização das atividades de vida diária; e disponibilizar alojamento e apoio residencial permanente ou temporário.
A partir de conceitos como Autonomia, Capacidade e Competências de Desempenho Ocupacional, desenvolvemos o nosso processo da intervenção.
3
CONTACTOS
Coordenação Residência Autónoma 1: Vítor Santos
Coordenação Residência Autónoma 2: Ana Valente
Rua Dr. Evaristo Sousa Gago, Lt. 5
2910 - 115 Setúbal
Telefone RA1: +351 265 412 782
Telefone RA2: +351 265 552 369
e-mail RA1: vitor.santos@appacdmsetubal.pt
e-mail RA2: cad@appacdmsetubal.pt