1
Encontro de Expressões Artísticas
Esta edição especial é demarcada pela celebração dos 25 anos de Festival e 50 anos de Democracia.
Com a Liberdade como bússola, motivo e mote, celebramos Abril, a cultura, a liberdade de expressão e criação e o ExpressArte.
O ExpressArte tem como destinatários, em primeiro lugar, os seus utentes e funcionários, mas pretende também incluir, cada vez mais, a comunidade em geral. A aposta na formação artística de qualidade, trouxe um novo fôlego ao festival e tem conseguido mostrar as capacidades artísticas, mas não só, dos nossos utentes. Esta abordagem teve como objetivo trazer uma maior motivação dentro da instituição para que seja possível elaborar, com o apoio de profissionais, apresentações criativas que promovam a dignidade e o sucesso dos espetáculos.
Este ano teremos, mais uma vez, a nossa Mostra da Casa, a Mostra Nacional com o projeto "Notas de Contacto" da OCP Solidária, a Mostrinha com o projeto "Saxofone4All", o Cá e Lá (intercâmbio entre escolas do ensino especial e regular), o Cinema para mim... Cinema para ti... e o debate Direito ao Ponto que este ano evoca o projeto Deficiência & Democracia, trazendo para cima da mesa as condições de vida das pessoas com deficiência e como estas têm vindo a evoluir, definindo uma linha entre o antes e o pós 25 de abril. O Festival fecha com um espetáculo do grupo de Teatro Puzzle.
Apesar da longa existência do festival, esta será uma edição especial. Apostámos mais que nunca na qualidade do festival, com vista à educação e fidelização de um público mais exigente. Os direitos e a participação das pessoas com deficiências e o combate ao capacitismo serão pontos essenciais nesta edição. Desejamos, cada vez mais, promover um modelo de festival mais atual e, consequentemente, mais apelativo, mantendo a inclusão como ponto de partida.
Mais do que nunca, os utentes terão um papel fundamental na criação e produção do festival, serão sempre previamente ouvidos para aferir as suas vontades, ideias e necessidades.
Desejamos cativar o público da nossa comunidade, com e sem deficiência, para este festival feito com a diversidade para a diversidade.
*Todos os eventos são de entrada livre e em espaços com acessibilidade física.
Organização:
APPACDM de Setúbal
Financiamento:
INR | CMS | Secil | Fundação CA Costa Azul
Apoio:
CMP | Regiset
Projeto cofinanciado pelo INR, I. P.