Centro de Formação Profissional

Centro de Formação Profissional da APPACDM de Setúbal

CFP (1) (1).png
simbolo do iefp.png
simbolo dgert.jpg

QUEM SOMOS

O CFP existe desde Setembro de 1990.

Desenvolve formação profissional financiada e certificada pelo IEFP IP no Programa de Apoio à Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidades, com idades entre os 18 e os 60 anos.

Desenvolve dois tipos de percursos formativos.

2

percursos formativos

-Formação inicial com percursos de 2900h ou de 2600h ou de 1575 horas, nas áreas de hortifruticultura, jardinagem e empregados de andares;

- Formação contínua com percursos de 400 horas, em unidades de competências escolares, em unidades formativas de artes decorativas, de hortifruticultura e de jardinagem.

Funciona de 2ª a 6ª feira das 9:00h às13:00h e das 14:00h às17:00h

Os formandos beneficiam de apoios financiados pelo IEFP IP: bolsa de formação mensal, subsídio diário de alimentação, subsídio mensal de transportes públicos e seguro de acidentes pessoais.

Os candidatos à formação para entrarem nos cursos têm de apresentar: inscrição no Centro de Emprego de Setúbal, inscrição no Centro de Formação Profissional, atestado de incapacidades multiusos igual ou superior a 60% ou relatório de avaliação pelo centro de recursos da APPACDM de Setúbal, certificado de habilitações e comprovativo de uma conta bancária.

3

Equipa e equipamentos

Apresenta uma equipa de 11 funcionários – 1 coordenadora técnica, 5 formadores, 1 psicóloga, 1 técnico de serviço social, 1 técnico de apoio a inserção socioprofissional, 1 técnico administrativo e 1 auxiliar de serviços gerais.

Apresenta 5 salas de formação teórica e prática, diversos espaços exteriores de formação prática, 3 salas de apoio técnico, 1 sala de coordenação técnica, 1 secretaria, 2 salas de arquivo técnico e financeiro, 1 refeitório e diversos espaços de espera e de lazer.

4

Plano de atividadeS 2022

Para o período de Janeiro de 2021 a Dezembro de 2024, o Centro de Formação Profissional irá desenvolver formação profissional inicial e contínua para as pessoas com deficiências e incapacidades, com os seguintes propósitos:

· Abranger 168 pessoas com deficiências e incapacidades (PCDI), sem respostas formativas regulares e que necessitam de ações de formação profissional inicial e contínua, adaptadas às suas limitações individuais e permanentes

· Dispor de trajetos de 1575 horas em formação inicial e de trajetos de 400 horas em formação contínua.

· Levar a cabo 21 ações através de 7 cursos - 3 de formação inicial e 4 de formação contínua - com 3 ações para cada curso.

· Realizar um volume total de 151.800 horas de formação.

· Desenvolver competências pessoais, académicas, sociais e profissionais para aumentar o nível de empregabilidade.

· Desenvolver um modelo relacional com base na interação indivíduos/contextos, numa orientação bio-psicossocial e na responsabilidade social dos indivíduos/famílias e entidades empregadoras locais.

· Realizar com mediação técnica a aproximação ao mercado normal de trabalho através da formação em contexto real de trabalho de 72 formados.

· Promover a concretização de 30 integrações nas modalidades de apoio ao emprego.

· Beneficiar com as oportunidades do mercado de trabalho dos concelhos de Palmela e de Setúbal, no setor dos serviços de hotelaria, de jardinagem e de agricultura biológica,

· Fazer recurso à rede de parceiros da comunidade local para a promoção da integração social e profissional.

· Promover novos trajetos de inserção social para os beneficiários de rendimento social de inserção.

· Promover a acessibilidade dos formandos aos processos de RVCC nos centros QUALIFICA, após o término da formação contínua nas unidades competências de formação de base, dos referenciais de competências chave de educação e formação de adultos.

5

CONTACTOS

Coordenação técnica: Maria Manuela Alves Monteiro

Rua São Pedro - Viso - 2900-150 Setúbal

Com parque de estacionamento de veículos automóveis e com bons passeios pedonais.

Localização com acessibilidade a rede urbana de transportes públicos com paragens de autocarros próximas das instalações do centro.

Telefone: +351 265 572 472

Telemóvel: +351 910 784 393 | +351 924 392 213

E-mail: cfp.coordenacao@appacdmsetubal.pt