Escola de Equitação

 

EQUITAÇÃO PARA A INCLUSÃO, ENSINO EQUESTRE INCLUSIVO… Onde perceber e gostar do cavalo é uma terapia para todos.
A dois minutos do centro da cidade de Setúbal, na Quinta da Serralheira, encontra-se a Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal. Esta foi fundada a 07 de Maio de 2011, e desde então tem vindo a desenvolver-se de forma sustentável e adequando-se aos seus clientes.
A Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal está situada numa quinta de beleza e calma extraordinárias, dotada de boxes e padoks para repouso dos cavalos, póneis e burros, e ainda de um picadeiro coberto 18×20 e uma “carriere” 20×60, adequando-se ao ensino da equitação clássica e desportiva em diversas modalidades equestres e com acessibilidade para todos.
Desde a sua fundação a Escola rege-se pela premissa “EQUITAÇÃO PARA A INCLUSÃO, ENSINO EQUESTRE INCLUSIVO”. Com isto as aulas são abertas a todos os quiserem montar e/ou ter contacto com o cavalo ou pónei – cidadãos de todas a idades com e sem deficiência diagnosticada.
As lições de equitação ou secções terapêuticas geralmente são de carácter individual e com a duração ajustada ao estado físico, mental e o nível de aprendizagem do aluno. A Escola oferece ainda a possibilidade de frequentar aula em grupo.

 

A Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal oferece serviços variados.

As aulas na Pónei, por norma, são para crianças. É um primeiro contacto com os cavalos, montando e manuseando.
Tudo começa com o Volteio e depois podem começar as Lições de Equitação propriamente ditas; não havendo uma idade limite, pois nunca é tarde de mais! O objetivo é aprender a linguagem do cavalo, onde cavaleiro e cavalo são um único ser” …ambos numa única dança…”. Quando o aluno é capaz de controlar e conduzir o cavalo sozinho, deixa o volteio e começa a ter aulas de iniciação à sela, que podem ser individuais ou de grupo. Nesta fase procura-se explorar a capacidade de controlo do aluno sobre o cavalo, sentindo-o. Tudo através de vários exercícios a passo, trote e galope.

Aprendidos os exercícios e andamentos básicos do cavalo é altura de aprender exercícios mais complexos e começar a competir em provas oficiais, caso seja esse o interesse.
Com a Hipoterapia o cliente usufrui de forma terapêutica dos andamentos do cavalo.
Com a Equitação Terapêutica conquistamos objetivos e muito mais com a ajuda do cavalo.
A Equitação Especial e Adaptada é, também, uma atividade em destaque na Escola, tendo ao longo dos anos, vários cavaleiros campeões e vice-campeões nacionais e participando com resultados de excelência em diversas provas nacionais. Em 2015 a Equitação Especial e Adaptada desta Escola vê um dos seus cavaleiros ser selecionado para representar Portugal nos Special Olympics Word Games (jogos olímpicos da equitação especial), em Los Angeles.
A Escola de Equitação proporciona ainda Passeios de Cavalo usufruindo da calma e paisagem campera da quinta e do seu redor.
Em 2015 a Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal acrescentou aos seus serviços os EquiAniversários que são pequenos eventos de aniversários com jogos tradicionais portugueses e experiencia de equitação, desfrutando do ambiente de campo.

 
Escola de Equitação APPACDM Setúbal
Contacto: Prof. Ivo Patronilho – 966 141 781

 

Escola de Equitação