CARACTERIZAÇÃO DO CSE

O Centro Sócio-Educativo (CSE) situa-se na freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, no concelho de Setúbal e foi a primeira valência criada, que outrora se chamava de Centro de Terapêutica Educacional, rebatizado de Centro Sócio-Educativo em 1995. O CSE é uma Escola de Ensino Especial, com lotação para 70 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos e desenvolve vários projectos de parceria com escolas de todos os ciclos do Ensino Básico dos concelhos de Setúbal e Palmela.

 
Os alunos evidenciam, muitas vezes, problemáticas inerentes às suas limitações e dificuldades. A sua maturação psicológica, afetiva e social é diferente. O modo como se apercebem de si mesmos e o modo como vivem e sentem as questões de igualdade e diferença está intimamente relacionado com a sua instabilidade emocional, que se traduzem em sentimentos negativos de insegurança, baixa-autoconfiança e desvalorização pessoal. Neste quadro, os projetos que atualmente se desenvolvem nesta escola, surgem como perspetiva educativa, apresentando desafios e possibilidades no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos.

 
Atualmente, estão a ser desenvolvidos dezoito Projetos no CSE, a sua maioria na área ambiental. Um dos principais indicadores de sucesso educativo é o empenho e envolvimento de toda a comunidade escolar (professores, técnicos, alunos, auxiliares e ajudantes da acção educativa) na execução dos projetos. É de salientar que todos colaboram na realização de cada projeto, tanto com ideias, como com ações práticas. Deste modo, o envolvimento, a partilha e a interajuda entre todos proporciona um cruzamento dos vários projetos, que acabam por se congregar naturalmente.

Foto CSE1