Centro de Atividades Ocupacionais 3

 

O Centro de Atividades Ocupacionais 3, criado em 2004, funciona todos os dias úteis, das 8h às 16h30, exceto no mês de Agosto.

 

Objetivos do CAO3

O Centro de Atividades Ocupacionais, promove o desenvolvimento, a valorização e a dignificação de pessoas com deficiência intelectual através de atividades socialmente úteis, de atividades estritamente ocupacionais e de todo um conjunto de outras atividades adaptadas às suas caraterísticas, capacidades e potencialidades.
A filosofia de intervenção da Valência pressupõe a optimização e maximização das capacidades remanescentes dos seus clientes, numa perspetiva educacional dinâmica e de mudança cognitiva, emocional e comportamental.

GRUPO ALVO

Este centro de atendimento acolhe 40 clientes.
Todos os clientes são portadores de deficiência intelectual moderada a profunda, associada ou não a problemáticas comportamentais/saúde mental com idade cronológica entre os 16 e 49 anos, sem perfil para a integração em mercado de trabalho.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

O Centro de Atividades Ocupacionais 3 intervém ao nível psico social, e ludo pedagógico e pretende promover os seguintes serviços / actividades:
• Atividades estritamente ocupacionais – ( atividades com diversos materiais, jardinagem);
• Atividades socialmente úteis – ( AVD´S, culinária, apoio na limpeza e manutenção do espaço de intervenção);
• Atividades lúdicas – (Animação Sócio cultural e expressão corporal, terapia ocupacional, psicomotricidade, natação, equitação terapêutica, futebol, BTT );
• Atividades de desenvolvimento pessoal e social – Treino de competências (académica/funcionais), treino de competências sociais, dinâmicas de grupo, apoio psicológico, treino de autonomia da vida diária (AVD), intervenção técnica no âmbito do apoio social e de serviços de saúde.
• Equitação/maneio
• Serviço Social
• Psicologia
• Motricidade Humana
– Psicomotricidade
– Natação
– Hidroterapia
– Futebol
– Percussão
– BTT
• Outros Serviços
– Serviço de transportes
– Fornecimentos de refeições
– Administração de terapêutica
O Centro de Atividades Ocupacionais 3 é constituído por 5 salas de atividades ocupacionais, sendo o objetivo de cada uma destas salas, trabalhar as relações interpessoais, competências sociais, manuseamento das competências cognitivas, trabalhar a destreza manual.

 

Centro de Atividades Ocupacionais 3