Centro de Atividades Ocupacionais 2

 

O Centro de Atividades Ocupacionais 2, inaugurado a 22 de Maio de 1992, situado na Avenida S. Francisco Xavier, Lote 8, Cave, em Setúbal, apoia 35 jovens e adultos de ambos os sexos, com características diversas. Presentemente, este centro é composto por dois grupos de clientes; por uma população com competências funcionais que lhes permite uma autonomia satisfatória, no que diz respeito à alimentação, higiene e mobilidade e por clientes que apresentam competências intelectuais e funcionais muito limitadas, os quais carecem de maior ajuda/suporte para a maioria das atividades e rotinas diárias.

 
Neste CAO são realizadas atividades diversificadas, as quais têm como objetivo corresponder às necessidades, expetativas e potencialidades dos clientes, de entre as quais se salienta: informática, natação, equitação, ginástica, animação musical, entre outras.

 
O centro é composto por uma equipa multidisciplinar, dispondo de assistente social, psicomotricista, psicóloga e terapeuta ocupacional. A par desta equipa técnica, o centro conta ainda com o apoio de 4 monitores e 4 ajudantes. Toda a equipa tem como objetivo intervir ao nível do bem-estar bio-psico-socio-emocional do cliente.
O centro oferece ainda aos clientes da APPACDM de Setúbal atividades terapêuticas entre as quais se destaca a sala de Snoezelen constituída por equipamentos que permitem uma intervenção que privilegia a estimulação sensorial e atividades de relaxamento.

 

Centro de Atividades Ocupacionais 2