Medidas protetoras das pessoas com deficiência ou incapacidade durante a pandemia COVID-19

  1. Se não consegue seguir as regras básicas de higiene, por exemplo, se não consegue ter acesso a um lavatório para lavar as mãos muitas vezes, peça ajuda à sua família, amigos ou cuidadores para fazer as adaptações necessárias.
  2. Evite ao máximo ambientes onde estejam muitas pessoas e diminua o contacto físico próximo – mantenha a distância de segurança de 2 metros.
  3. Peça ajuda à sua família, amigos ou cuidadores para comprar alimentos.
  4. Tenha em casa alguns bens que considere urgentes: alimentos, produtos de limpeza/higiene, medicamentos, dispositivos médicos que utiliza regularmente.
  5. Garanta que os produtos de apoio que utiliza são desinfetados muitas vezes: cadeiras de rodas, bengalas, andarilhos, placas de transferência, bengalas para invisuais, ou qualquer outro produto que utiliza frequentemente com as mãos, quando sai à rua.
  6. Aceite/peça ajuda sempre que se sentir nervoso, demasiado preocupado, triste, e se precisar de ajuda para entrar em contacto com o serviço nacional de saúde.

(Traduzido e adaptado de Disability considerations during the COVID-19 outbreak, OMS, 03/2020, pág. 3 por Inês Lopes, psicóloga)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *