Cavaleiro da APPACDM de Setúbal nos World Games Special Olympic, em Abu Dabhi

Será no próximo mês de Março que se realizará os World Games Special Olympic 2019, em Abu Dabhi – capital dos Emirados Árabes Unidos. Trata-se dos “jogos olímpicos” para atletas portadores de incapacidade intelectual, e Portugal participará uma comitiva 31 atletas de diferentes modalidades, através do Special Olympic Portugal*. 

Um desses atletas é Álvaro Pereira, da União Desportiva para a Inclusão (APPACDM de Setúbal), que irá representar Portugal na disciplina de Equitação juntamente com 3 cavaleiros de outros clubes. 

Álvaro Pereira tem 42 anos e vive o seu dia-a-dia junto dos animais e do campo que tanto gosta, sendo tratador de cavalos na Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal. 

Começou a fazer provas de equitação adaptada pela União Desportiva para a Inclusão (APPACDM de Setúbal) em 2012. É em representação desta Instituição que se tem destacado nas provas Special Olympics Portugal. Atleta competitivo e com muito gosto pela equitação tem evoluído e está neste momento a competir no nível A – o mais elevado. No seu palmarés tem inúmeros pódios, em diferentes provas de equitação adaptada (não só Special Olympic), sendo atualmente bicampeão nacional e bicampeão regional de Equitação SOP, o que lhe garantiu o apuramento para os Jogos Mundiais. Em Janeiro de 2019 foi nomeado pelo Município de Setúbal para melhor atleta, na categoria de desporto adaptado. Esta será a sua primeira competição internacional, mas sente-se preparado. 

Quando perguntamos a Álvaro Pereira quais as expectativas e como se sente preparado para a sua participação nesta importante competição internacional, ele responde: “Vou tentar ganhar as provas, pelo menos conquistar o pódio… sinto-me preparado para tudo… fazer o melhor por Portugal… Vou representar o meu país, já não sou só eu”.

A APPACDM vê ainda o professor da sua Escola de Equitação, Ivo Patronilho, ser escolhido para Treinador/Selecionador da Equipa de Equitação Special Olympic Portugal. O Treinador Ivo Patronilho diz que “é um grande orgulho poder ajudar estes cavaleiros a chegar mais longe e levar a Equitação Special Olympic Portugal mais alto. Ver um aluno meu (Álvaro) apurado para os Jogos Mundiais é um orgulho redobrado. Tenho que agradecer à APPACDM de Setúbal, à UDI e aos meus alunos a compreensão, pois por vezes fazemos estágios de preparação fora, reprimindo as atividades da Escola de Equitação… contudo sabem e compreendem que é por um boa causa – Portugal”  

A modalidade Equitação nos World Games Special Olympic 2019 contará com a participação de 170 cavaleiros de todo o mundo, dos quais 4 são portugueses e um deles é Álvaro Pereira da UDI e serão comandados pelo treinador Ivo Patronilho.