Notícias

XIX Festival Express

O Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas é uma iniciativa que junta anualmente várias associações de apoio a pessoas com Deficiência, grupos de teatro, dança e música, que a nível nacional utilizam as Artes como fins terapêuticos, de diversão e de inclusão social.
Pretende-se com este projeto mostrar que todos os indivíduos, mesmo sendo ou não portadores de alguma deficiência têm a capacidade, de pertencer a um grupo de Teatro, Dança, Música entre outras formas de arte. 
Todas as Artes referenciadas no projeto, no Festival ExpressArte revelam-se um instrumento privilegiado de intervenção com pessoas com deficiência.
Este projeto tem ainda um cariz social, na medida em que promove o trabalho artístico de cidadãos com Deficiência, facilitando a sua inclusão e dignificação através da Arte.

Atividades de Verão 2018

No âmbito das atividades de verão, os Centros de Atividades 3 e 4, da APPACDM de Setúbal, proporcionaram, a um grupo de jovens com necessidades educativas especiais, um dia diferente e uma experiência inesquecível, através da realização de uma aula de surf consignada na ação “A prática do Surf ao alcance de todos!”, que decorreu na Praia de Carcavelos, no passado dia 25 de Julho, no período da manhã, e contou com o apoio da Associação Portuguesa de Surf Adaptado.

Agradecemos, desde já, ao seu Presidente, Nuno Vitorino, ao Prof. de Surf Gonçalo Khol e ao Grupo de Voluntários e Professores da “Surf Addicted”.

Salientamos ainda a importância do apoio logístico da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e o amável patrocínio da Sumol + Compal.

A todos o nosso muito obrigado!

As Coordenadoras

CAO3 – Isabel Lança
CAO4 – Ana Bela Charlin

24 Horas a Correr pela Deficiência

Todos vivemos, sexta e sábado, uma extraordinária jornada de atividade física, de cultura, de inclusão e convívio fraterno.

As “24 Horas a Correr pela Deficiência” consolidam-se como um marco incontornável de animação desportiva e sociocultural, mobilizador e agregador de competências, de vontades, de energias.

A Direção da APPACDM agradece todas as centenas de contributos essenciais para a sua realização, valoriza e enaltece as parcerias estratégicas da Câmara Municipal de Setúbal e das Lebres do Sado, sublinha o apoio estrutural da Secil, destaca a capacidade e a dedicação de dezenas de funcionários da instituição, particularizando as mentoras e protagonistas de todos os minutos desta iniciativa, que orgulha e dignifica o universo institucional.

Setúbal, 21 de Maio de 2018

A Direção da APPACDM

Cerimónia de entrega dos donativos

Fomos contemplados, no dia 23/04/2018, em Cerimónia presidida por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, no antigo Museu dos Coches, com a quantia de 3.100,00€, resultante da candidatura, apresentada pelo CAO4, ao Bazar Diplomático 2017, destinada a equipar a Sala de Multideficiência do CAO4.

 

A Direcção da APPACDM agradece o apoio à Associação das Famílias dos Diplomatas Portugueses.

Campeões Nacionais de Fut7 2018

15 de Abril… O dia em que se voltou a fazer história na Lousã. Apos varios meses de treinos duros, jogos de muita luta, os nossos jogadores conquistaram o título que em 2016 conseguiram pela primeira vez, de Campeões Nacionais de Fut7 2018.

Gostaríamos de dar os parabéns aos nossos atletas e que esta seja só mais uma de muitas vitórias que estão para vir!

   

I Seminário do Setor de Serviço Social

No passado dia 13 de Abril realizou-se o I Seminário do Setor de Serviço Social que contou com 91 participantes e com a ajuda dos alunos da Escola Secundária D. Manuel Martins.
Contámos ainda com o apoio da Casa Ermelinda Freitas, do Continente, da Dimensão Seguros, Delta, Fidelidade e ainda o Novo Banco.
Deixamos aqui o testemunho da equipa organizadora do evento:

“Em nome da Equipa de Serviço Social, quero partilhar a enorme satisfação e realização de todos os técnicos de Serviço Social da APPACDM de Setúbal, pelo interessantíssimo dia de trabalho e partilha de conhecimentos que aconteceu na passada sexta-feira, 13 de Abril, no âmbito do 1.º Seminário de Serviço Social da APPACDM de Setúbal.
Assistimos a comunicações de personalidades que fizeram e fazem do Serviço Social a sua missão. Pessoas cheias de entusiasmo, sabedoria e, sobretudo, de humildade para partilhar as suas ideias connosco da forma tão pessoal, informal e desinteressada como o sentimos. Pessoas com visões sobre o Mundo e a Sociedade repletas de verdade, consciência do outro e despidas de formalismos e “bem parecer”. Focou-se temas pertinentes, acutilantes e desinquietantes, mas com o ambiente característico de uma discussão entre amigos. Pessoas que contribuem para uma sociedade melhor e mais justa e que ampliam os nossos horizontes, pessoal e profissionalmente.
Um muito obrigado a todos os que despenderam do seu tempo para enriquecer o nosso!”